Kata
A execução de cada Kata faz acompanhada de uma predeterminada linha de atuação (embusen), exemplo o embusen do reian Shodan é em forma de I. Através dos kata o karateka pode aprender a arte da autodefesa, possibilitando-lhe passar por uma situação perigosa com naturalidade e desembaraço, mas o grau de habilidade é fator determinante. As características de cada Kata são: Para cada kata, o número de movimentos é fixado, eles tem que ser executados na ordem correta.
O primeiro movimento e o último movimento de cada Kata tem de ser executados no mesmo ponto da linha de atuação, ela tem formas variadas, dependendo do Kata, como linha reta, forma de T, forma de I, e assim por diante.
Para executar dinamicamente um Kata, três regras devem ser lembradas e observadas:
1. o uso correto da força;
2. a velocidade do movimento, lento ou rápido;
3. a expansão e contração do corpo.
A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores. No início e término do Kata, a pessoa faz uma inclinação. Isso faz parte do Kata. Ao fazer sucessivos exercícios de Kata, inclina-se no começo e ao terminar o último kata.
Em competições o kata é dividido em duas categorias: Individual (executado por apenas um karateca), ou Equipe (executado por três karatecas de forma sincronizada), em uma Final de kata equipe é necessário que após o término do kata seja feito o Bunkai do kata apresentado.
No Shotokan atualmente são praticados 26 kata, clique no botão ao lado para ver o nome de cada Kata e seu significado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário